quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Oficina de Graffiti no Polo Hip Hop edição Paulista

O Polo Hip Hop chega a mais uma edição, dessa vez na cidade de Paulista, região metropolitana do Recife.
Nós do Coletivo Flores Crew estamos realizando nossa oficina de graffiti, que tem metodologia e material pedagógico próprio, afinal em Recife num tem um coletivo tão viajado quanto o nosso  :D

Na oficina estão participando cerca de vinte adolescentes e jovens da escola Maria do Carmo Pinto Ribeiro, mais conhecida como Polivalente, que fica no bairro de Jardim Paulista Baixo. Muitos jovens não tinham noção nem contato com graffiti, mas estão desenvolvendo desenhos maravilhosos, que expressam o cotidiano de cada um, trabalhando também temas que mais inspiram os/as participantes.






Além das atividades de desenhos, os/as participantes puderam sacar alguns vídeos, revistas, e imagens de graffitis de artistas locais, assim regionalizamos e fortalecemos a cultura Hip Hop em nosso estado, onde encontramos trabalhos excelentes e painéis bem produzidos.



Conversamos com a turma, explicando a origem do Graffiti, alguns termos e gírias utilizadas, para familiarizar a galera com esse mundo cheios de palavras com diversos significados, falar sobre o Hip Hop e a importância que os elementos artísticos tem, é uma postura adotada pelo Flores Crew desdo inicio do coletivo, assim não formamos graffiteiros/as apenas, e sim militantes do Hip Hop pernambucano.




O contato com o spray é o momento mais esperados por todo mundo que se joga numa oficina de Graffiti, todos instigados para pegar a lata e expressar suas ideias na parede, o diálogo sobre o uso de spray e outras tintas também é massa, assim possibilita que não se crie uma dependência da lata, que outras tintas sirva para intervenções nas ruas.



Galera bem atenciosa e dedicada nas atividades, muito massa de trocar ideias, sem esquecer de falar das meninas presentes na oficina, que tão dando um show de criatividade nas produções, novas graffiteiras viram para fortalecer a cena local!




Também muito colaborativos, na turma havia pessoas que já desenhavam, e ajudava quem tinha dificuldades, naturalmente e de forma horizontal, a verdadeira essência do Hip Hop : UNIÃO!!!



A oficina ainda não acabou, nessa sexta feira, dia 14 de Setembro, estaremos durante todo o dia, sim o dia todinho produzindo junto essa galerinha massa, um painél na escola, que ficara não só de lembrança, mas o incentivo diário para que nenhum morgue de graffitar, mas se organizem e continuem na mesma instiga colorindo as ruas de Jardim Paulista.
 No Sábado a partir das 15h vai gerar na praça , tb em Jardim Paulista, os show que também compõe a programação do Polo Hip Hop, abaixo o cartaz com a programação completa, no mais aguardem que ainda esse final de semana postaremos imagens da sexta feira mais colorida e produtiva que iremos ter.






Axé e spray !


Texto: Gabi Bruce
Foto: Sérgio Nascimento