terça-feira, 30 de julho de 2013

Flores no Sertão Pernambucano


“Nenhum homem nasceu para ser pisado!”, já dizia Virgulino Lampião. E foi inspirado em pensamentos como esse que o Flores Crew aportou na cidade de Serra Talhada, no interior de Pernambuco, para participar do intercâmbio cultural A Praia Vai ao Sertão, entre os dias 26/27 e 28 de julho, a convite do Coletivo Bagaço.


Entre os participantes do intercâmbio estavam graffiteir@s, poetas, músicos, comunicadores, bailarin@s e jovens ativistas culturais, presenças que proporcionaram um grande espaço de troca, enriquecendo nossas ideias.


Além de boas conversas, tivemos vivências com o grupo cultural Cabras de Lampião, que mantém o Museu do Cangaço com acervo sobre a vida de Lampião, seu bando e sua luta. O encontro contou com várias intervenções artísticas e entre elas destacamos a batucada para iniciar a produção do graffiti: integrantes do coletivo Bagaço puxaram cantigas de Coco para iniciar as atividades do dia.


Um painel localizado em frente ao Museu do Cangaço, em que foi realizada uma pintura coletiva, chamava atenção de todos que passavam por lá. Dentro da programação das comemorações em memória a Lampião, conferimos também apresentações de bacamarteiros, grupos de xaxado e o espetáculo teatral O massacre de Angico - A morte de Lampão (que emocionou o público), além da Cavalgada Cultural, que reuniu inúmeros vaqueiros em marcha pelas ruas da cidade.



O sol de 42ºC que esteve presente durante a produção do painel esquentou também o solo das boas ideias. Temos certeza de que a parceria entre os coletivos Bagaço e o Flores Crew vai resultar em muitas coisas boas pela frente! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário